Fronteiras do jornalismo e modelos de negócio - n. 9 (2018)

Editor: Pedro Jerónimo

Convidamos os colegas investigadores na área de Jornalismo a enviarem as suas propostas (até 30 de setembro), preferencialmente inéditas, para aquela que será a segunda edição de 2018 e cuja publicação está programada para dezembro.

Permanentemente desafiado pela tecnologia e pelo negócio, pela ética e pela sociedade, o jornalismo tem sofrido profundas alterações ao longo dos tempos. Os desafios atuais são complexos e desestabilizadores: o exercício da profissão é constrangido por modelos de negócio esgotados, estimulado por novos questionamentos éticos, desequilibrado por novas práticas e métricas, perturbado até por novas expectativas dos consumidores e cidadãos.

Com a rotina produtiva dos jornalistas confrontada por novos horizontes, que põem em causa critérios estabelecidos em termos de noticiabilidade, que desafiam a deontologia e estimulam o debate, várias problemáticas emergem no campo científico. Num contexto profissional híbrido e precário, que sentido fazem hoje os princípios éticos presentes nos códigos deontológicos? Há outros valores que se avizinham, como partilha ou transparência, como essenciais no campo? Que desafios se colocam à regulação e ao enquadramento legal do exercício da profissão? Que espaço existe para novas iniciativas de auto-regulação no interior das empresas jornalísticas? Os novos modelos de negócios podem fazer perigar a ética tradicional da profissão? Que vertentes de monetização encontramos no seio empresarial? Que sinais de sustentabilidade podemos perspectivar? Que respostas existem no relacionamento com os consumidores de produtos jornalísticos?

As fronteiras da profissão estão assim diluídas, convocando novas reflexões e investigações empíricas. Neste sentido, são acolhidas propostas de comunicação que abordem, nomeadamente:

- Hibridismo e fronteiras no jornalismo

- Velhas e novas questões éticas e deontológicas do jornalismo

- Modelos de negócio e sustentabilidade económica do jornalismo

- Novas perspetivas de monetização

- Novas possibilidades de financiamento: crowdfunding, subsídio público e fundações

- A problemática dos conteúdos patrocinados e do "brand journalism"

- Profissionalismo e amadorismo no jornalismo

- Perspetiva histórica da profissão de jornalista

- Transformações na composição social da profissão

- Regulação e autorregulação em jornalismo

- Competências do jornalista face à complexidade

- O fator tecnológico no exercício do jornalismo

- As "fake news" e a era da pós-verdade

- Imediatismo e "clickbait"

 

Esta é uma chamada que decorre em simultâneo com a do II Encontro do GT de Economia e Políticas de Comunicação e V Encontro do GT Jornalismo e Sociedade da SOPCOM, precisamente sobre o tema "Fronteiras do jornalismo e modelos de negócio: constrangimentos e sustentabilidade"(www.jornalismoenegocio.pt). Assim, as melhores propostas apresentadas serão publicadas nesta edição. Contudo, qualquer investigador que não pretenda participar no referido encontro, poderá enviar a sua proposta para a revista. Em ambos os casos o artigo completo será sujeito a dupla avaliação cega. Mediante as propostas finais, teremos um ou dois volumes deste número (um com as do encontro e outro com as que forem submetidas diretamente à revista).

Lembramos que pelo menos um dos autores deverá ser doutorado e a submissão dos artigos deve ser feita seguindo as Normas de Submissão adotadas pela revista. Os textos completos (artigos e/ou recensões) devem seguir pararevistaestudosjornalismo@gmail.com.

Autores: Coordenação do GT Jornalismo e Sociedade da SOPCOM · Ano: 2018
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