Política Editorial

A revista Estudos de Jornalismo é um periódico científico do Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM com edição semestral. A revista publica trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica no âmbito das Ciências da Comunicação,  com especial enfoque no Jornalismo. Aceita artigos de investigação científica, resenhas e ensaios críticos.

O objetivo prioritário da Estudos de Jornalismo é propiciar a reflexão e difusão de conhecimento nas Ciências da Comunicação e do Jornalismo em particular, com especial enfoque para os espaços lusófono e ibero-americano. A revista publica trabalhos inéditos em português, espanhol e inglês.

A revista Estudos de Jornalismo rege-se pelo padrão de revisão double-blind review, garantindo o anonimato de revisores/as e autores/as durante todo o processo de revisão.

A Estudos de Jornalismo oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.


Condições de Submissão


Como parte do processo de submissão, os/as autores/as são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos/às autores/as.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve justificar e indicar no momento da submissão;
  • O texto não inclui referências aos/às autores/as;
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens, gráficos e tabelas estão no corpo do texto, não no final do documento na forma de anexos;
  • O texto segue as normas descritas nesta secção;
  • O texto tem título, resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês;
  • Os textos completos devem ser enviados para o seguinte endereço: revistaestudosjornalismo@gmail.com